Livro-te: Amy & Matthew de Cammie McGovern


   O livro "Amy & Matthew" da autora Cammie McGovern foi uma verdadeira lição de vida, um desafio a todos os preconceitos e uma aprendizagem de ver as pessoas com deficiências como pessoas normais, com desejos, sentimentos, inteligência, ambições e sonhos, ajuda-nos a perceber que no fundo todos nós somos deficientes, nem que seja a nível emocional, todos nós temos algo que nos limita, nem que seja o medo.
   Amy sofre de paralisia cerebral e apenas consegue comunicar-se através de um aparelho parecido com um computador, é uma das melhores alunas e escreve de forma cativante, Matthew tem um transtorno obsessivo compulsivo grave que torna as suas competências sociais muito afectadas.
   Um romance improvável mas real que derruba todas as barreiras dos nossos preconceitos, que nos mostra que somos nós que colocamos limites na nossa vida e que precisamos ser corajosos para ir mais além, Amy ambiciona ir para a faculdade, ter sexo, ir a festas, no fundo viver. Matthew sente-se aprisionado e incapaz de fazer todas essas coisas. Percebemos que não é a deficiência que nos limita, é a nossa mente.
   Não sabia o que esperar desta leitura, nunca tinha lido um romance deste género e senti-me de alma lavada, gostei muito, gosto quando alguns preconceitos que tenha sejam desfeitos.
   Acho que seria uma leitura interessante para ser tida como obrigatória nas escolas, porque pode ensinar a muitas crianças cruéis que não há muita diferença entre eles, pode haver uma diferença física mas todos têm personalidade única e que vale a pena conhecê-la.
   Uma história de amor que pode não ser um conto de fadas, mas é melhor que isso, é cru, é real, cheio de possibilidades e onde eles vão ter que fazer cedências, compreender, dialogar, adaptar-se para poder haver um possível futuro e isso é o que caracteriza toda e qualquer relação.

Boas leituras,
Mrs. Margot

Share:

4 comentários

  1. Depois de um comentário como este dá vontade de correr até à livraria mais próxima e adquirir o livro. Não tinha conhecimento deste título, mas fiquei com uma vontade enorme de o ler. Trata de um tema ainda tabú para algumas pessoas e acho que se o lêssem e tomassem esta hitória como exemplo, a nossa sociedade ia melhorar e as relações interpessoais também.
    Sem dúvida o próximo livro da minha lista!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu 😊
    Eu nem imaginava que tinha preconceito até ler este o livro, tenho que admitir que o tive e dar graças a este livro de poder desconstrui-lo. Quando olhamos para pessoas com paralisia cerebral nunca pensamos "ela é tão convencida", "é tão arrogante", "cheia de manias", pensamos logo "coitada", "é preciso coragem", olhamos sempre com olhar de pena e compaixão e esquecemo-nos que ali está uma pessoa que pensa e sente como toda a gente, com qualidades e defeitos como todos.
    Li em formato de ebook em português brasileiro, mas quando chegar a Portugal (espero que chegue) vou logo comprar. :)

    ResponderEliminar
  3. Muitas pessoas não sabem mesmo quais as vertentes do preconceito e muito menos que com expressões e pensamentos como esses do género "coitadinha" também estão a ser preconceituosas. É uma coisa que tem de mudar.
    Onde posso encontrar o ebook? Tenho mesmo uma vontade enorme de o ler :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste site da Lelivros, onde vou buscar alguns que vou lendo :)

      http://lelivros.online/book/baixar-livro-amy-matthew-cammie-mcgovern-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

      Eliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.