Livro-te: Anexos de Rainbow Rowell (Opinião)




Título em Portugal: "Anexos"
Título original: "Attachments"
Autor(a): Rainbow Rowell
Lançamento: 13/05/2016
Chancela: Chá das Cinco

Sinopse:
    Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente na redacção sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas.
    Lincoln O’Neill não acredita no seu novo trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para “supervisor de segurança na Internet” imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls – e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca.
    Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar. Como conseguiria ele sequer explicar?
_____

    "Anexos" e "Eleanor & Park" não podem ser leituras mais diferentes. Este primeiro é um romance muito mais leve e uma característica interessante e pouco vulgar é que a personagem com mais relevo é o protagonista masculino, Lincoln.
    Lincoln vai trabalhar para o jornal The Courier na área da informática, o seu trabalho é especificamente ler os e-mails dos funcionários do jornal. Beth e Jennifer são amigas e trabalham no jornal, usam inadvertidamente o e-mail para trocarem conversas pessoais entre si.
    Lincoln não tenciona adverti-las e passa a ler sistematicamente o correio delas, conhecendo assim a personalidade de cada uma, os seus problemas e os seus pequenos segredos, entre conversas e confissões ele apaixona-se por Beth, que por sua vez tem namorado.
    Uma bola de neve que quando rebenta pode ser tarde de mais.
    Esta é uma história menos envolvente que "Eleanor & Park", com uma protagonista feminina pouco interessante e com pouco desenvolvimento porque só a ficamos praticamente a conhecer pelos e-mails, em contrapartida temos um protagonista masculino muito interessante, tímido, de poucas habilidades para uma vida social, cavalheiro, amoroso, prestável, generoso e amigo. É bonito a autora também ter conseguido captar bem o amor entre amigas, fez-me lembrar a relação que tenho com a minha melhor amiga, nos bons e nos maus momentos, saber ouvir e saber distrair.
    Uma história que no meu ponto de vista ganhou mais pontos pelo final, mas mesmo assim soube-me a pouco. Percebe-se e dá-se o desconto por ter sido a obra de estreia da autora.
    "Acreditas no amor à primeira vista?" "E tu acreditas no amor antes disso?"

Boas leituras!
Mrs. Margot

Share:

1 comentários

  1. É chato quando se lê um livro e depois esperamos mais, a história até dava e não desenvolve.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.