Cine Opinião: Florence Foster Jenkins (2016)


    Ontem foi dia de ir ao cinema, há uma tendência de quando estreia um filme estrelado pela Meryl Streep ir ao cinema, devido a ela ser uma das minhas actrizes preferidas e mais uma vez não desiludiu, nunca desilude.


Título em Portugal: Florence, Uma Diva Fora de Tom
Título original: Florence Foster Jenkins
Ano: 2016

Sinopse:
Passada na Nova Iorque dos anos 1940, a história verídica da lendária Florence Foster Jenkins, uma socialite e herdeira nova iorquina que perseguiu de forma obsessiva o seu sonho de se tornar uma grande cantora lírica. Se quando cantava, a voz que ouvia na sua cabeça era bonita, para todos os outros tratava-se de uma experiência horrível mas hilariante. O seu "marido" e agente, St. Clair Bayfield, um aristocrático actor inglês, conseguiu sempre proteger a sua amada Florence da cruel verdade, mas quando esta decide dar um concerto público no Carnegie Hall, St. Clair sabe que está prestes a enfrentar o seu maior desafio.

    Desengane-se quem acha que vai só assistir a uma comédia, vão dar muitas gargalhadas é certo, mas como não podia deixar de ser a Meryl Streep na sua mestria, traz-nos uma personagem rica não só monetariamente, mas uma mulher sofrida com uma doença sexualmente transmissível, que vive o dia a dia como se fosse o último, o que a faz manter-se viva e radiante é a sua paixão pela música.  
    Ri muito, mas deu para pensar muito também e ver mais uma vez a versatilidade de uma actriz de excelência que neste filme arrancou-me risos e lágrimas, numa mistura perfeita entre a comédia e o drama. Uma personagem cativante, apaixonante, naive... "Ignorance is bliss" descreve o filme e a Florence na perfeição.
    Nem todas as actrizes conseguiriam fazer este papel sem cair no ridículo, na caricatura, num boneco, Meryl entranhou-se na personagem, deu-lhe vida, alma, credibilidade, ingenuidade, bondade. Nós sentimo-nos compelidos a ter a compaixão pela Florence, que apesar de sabermos o quão mal canta, sabemos o quanto cantar lhe traz felicidade. 
    Na contracena podemos contar com Hugh Grant que faz de marido da Florence e que está muito bem no seu papel. Um filme com uma fotografia muito bonita, bonito guarda roupa que acompanha os anos 40 em Nova Iorque e uma excelente caracterização. Vale muito a pena ir ver. 

Bons momentos!
Mrs. Margot

Share:

1 comentários

  1. Vi gostei muito, ri muito, mas também é uma bela história de amor.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.