Arroz doce à moda de Coimbra (à minha moda)


    Todas as pessoas que provaram o arroz doce da minha mãe, disseram que era o melhor arroz doce que tinham comido na vida, o namorado não foi excepção e andou sempre a pedir que um dia tentasse fazê-lo.
    Este arroz doce é à moda de Coimbra, perto da minha cidade natal e eu experimentei fazer pela primeira vez, o namorado (que é um fã desta iguaria) disse que estava tão bom ou melhor que o da minha mãe, mas o meu é certamente diferente, é feito à minha maneira, eu substitui o leite pelo leite vegetal de coco, quem nunca experimentou que o faça, fica mais leve e fresco. E há um truque que acho que é o que deixa o arroz doce tão delicioso.


1,5 dl de leite vegetal de coco / 3 cascas de limão / 1 dl de água / 75g de arroz
100 g de açúcar / canela em pó q.b.

Modo de Preparação:
- Acho que o truque para dar mais sabor ao arroz doce é ferver o leite com as cascas de limão;
- Leve um tacho ao lume com água e quando ferver coloque o arroz e deixe cozer por 3/4 minutos;
- Depois de coado vá juntando o leite pouco a pouco, cozinhe durante 40min a 1 hora em lume brando;
- Adicione o açúcar e deixe ferver, depois é só servir polvilhado com canela.


    A receita em cima eu fiz com arroz arbóreo e ficou com a textura que eu gosto, mais firme e seco, mas o namorado gosta dele mais cremoso e fiz com arroz mesmo preparado para arroz doce. (Continuo a preferir o arbóreo =P)
    As medidas da receita de cima deu para as duas taças, a receita de baixo fiz 4x as medidas e deu para 4 taças pequenas e 1 uma um pouco maior. Também usei raspas de limão nesta última receita e ficou muito bom! Adorei!




Nota:
- Em ambas as receitas não achei que fosse preciso tanto tempo a cozer, na verdade esta última em 35 minutos estava no ponto, a de cima demorou pouco mais. 
  
Arrisque na cozinha e delicie-se! =)

Share:

17 comentários

  1. Cá em casa todos gostámos de arroz doce, especialmente o meu filho do meio! Ele adora e pede muitas vezes por isso é algo que faço com frequência. Tenho de experimentar esta versão! Aliás, é tão interessante como um prato cuja base é a mesma, por vezes difere de zona para zona! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Receita guardadíssima!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Very nice idea! I like it! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro arroz e adoro o creme do arroz doce. Mas não gosto disso misturado hahahaha


    Beijinho
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  5. Adoro arroz doce!
    Beijinho*
    http://blogthebestofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei a receita, nesse frio arroz doce é ótimo.
    Beijos bom Feriado
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Não sou muito fã de arroz doce a minha mãe é que adora
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa adoramos arroz doce. Acabado de fazer então é uma delícia... Somos é muito reticentes a experimentar, porque só costumamos gostar do que faz a mãe da Telma. Depois de provarmos esse, os outros não são o que esperamos deles. Mas é bom haver vários gostos e para todos eles uma receita de arroz doce! :)
    _Pedro.

    ResponderEliminar
  9. Sou fã de arroz doce vou levar a receita para experimentar também deve ser delicioso.
    Beijinhos bom fim de semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Vou experimentar :) Adoro arroz doce. Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Como eu adoro arroz doce. Lá terei de experimentar esta receita. ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro o Arroz Doce e associo-o sempre ao natal. Por isso não posso de deixar passar a oportunidade de experimentar este com este leite diferente, apesar de não ser muito apreciadora de coco.
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Muito bom aspecto, adorava provar..ehehe

    ResponderEliminar
  14. Ca em casa adoramos arroz doce, é uma das sobremesas preferidas dos meus filhos:) tenho que experimentar essa versao da receita. Obrigada pela partilhha, beijinhos <3

    ResponderEliminar
  15. Gosto tanto de arroz doce. Tenho de experimentar essa receita. ;)

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.